top of page

 

 Comportamento Materno-filial é tema de pesquisa em TCC 

 

Título: Efeito da castração cirúrgica e da sedação em bezerros, no comportamento materno materno-filial de bovinos de corte.

 

Pergunta: a castração cirúrgica e a sedação utilizada no bezerro produzem alguma mudança no comportamento materno no período imediatamente após à castração? Isso tem efeito no comportamento e ganho de peso do bezerro?

 

Local: Fazenda Campos de Pastoreio, Bom Retiro.

 

Equipe: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (prof. orientador), Jéssica Rocha Medeiros (coordenadora),Thiago Mombach Pinheiro Machado, Ana Beatriz Almeida Torres, Ana Cláudia Dombroski Neme e Cristiano Dalmoro Rigo.

 

O experimento visou analisar o comportamento de vacas mediante a mudança de comportamentos de suas crias após serem submetidos a castração cirúrgica com e sem o uso do sedativo xilazina.O experimento foi dividido em três grupos: 1) Cinco bezerros castrados com o uso da xilazina e anestesia local; 2) Cinco bezerros castrados sem o uso da xilazina e com anestesia local; 3) Cinco bezerras que passaram pela manipulação da castração, mas sem intervenção cirúrgica e nem foram sedadas com xilazina (grupo controle). Os comportamentos de cada animal (mães e crias) foram avaliados três dias antes, no dia do procedimento de castração e no dia seguinte. As medições foram: do tempo para mamar, duração de mamada, freqüência de lambidas e vocalizações, comportamento de pastoreio e padrão locomotor com a utilização de Data loggers.

Os procedimentos experimentais tem aprovação do CEUA-UFSC (Comitê de Ética no Uso de Animais), Protocolo Nº PP00952.

 

Agradecimentos: Simeão, Dennis Craesmeyer e Gabriel Santini.

-

bottom of page