top of page

NÚCLEO DE ETOLOGIA E BEM-ESTAR DE EQUINOS

O Núcleo de Etologia e Bem-estar de Equinos (NEBEq) tem o objetivo de promover ações de pesquisa e extensão voltadas ao bem-estar animal e as seguintes linhas de pesquisa: comportamento social, reprodutivo e ingestivo, comportamento animal relacionado ao sistema de criação, relação homem-animal e bem-estar.



Originou-se no ano de 2009, com a chegada da Professora Doutora Denise Pereira Leme à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com o início de sua colaboração ao Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal (LETA), principalmente na área de Equinocultura. Nesta época, alguns dos bolsistas do LETA se identificaram com a área e passaram a acompanhá-la nas suas atividades.

 

Em 2010 foi criado o Projeto de Extensão "Carroceiros de Florianópolis" com o objetivo de orientar os proprietários de cavalos de carroça e a população quanto ao tratamento fácil e mais barato de se promover o bem-estar de equinos de tração. Este projeto originou​ um vasto material educativo, em forma de textos, cartilhas e site para todo criador de equinos que queria melhorar o bem-estar dos seus animais.

 

O Projeto “Relação entre o bem-estar animal e características reprodutivas de garanhões” tem o objetivo de investigar o nível de bem-estar em garanhões e sua influência nas características reprodutivas dos animais. Todos os anos, o NEBEq participa desde 2010 da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC para divulgação dos projetos e conscientização da população e também organizou alguns eventos, como o I Encontro de Equinocultura Catarinense e o I e II Curso de Casqueamento e Ferrageamento em parceria com o SENAR.

 

 

Possui os seguintes projetos:

 

  • Projeto Carroceiros de Florianópolis;

  • Relação entre o Bem-Estar animal;

  • Características Reprodutivas de Garanhões.

 

Para maiores informações visite o site do NEBeq, clicando aqui.

 

bottom of page