Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), doutorado em Ciência Animal - University Of Guelph (1996) e pós-doutorado em Bem-estar animal - University of British Columbia (2003).
Atualmente é Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, professor associado IV da mesma Universidade, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão em PRV e co-coordena o Laboratório de Etologia Aplicada da UFSC. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etologia aplicada, bem-estar animal, pastoreio racional voisin e criação animal agroecológica.
Maria José Hötzel
Sou Médica Veterinária e mestre em Repridução Animal, formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e PhD em Zootecnia pela University of Western Australia. Atualmente sou professora classe Assiciado da Universidade Federal de Santa Catarina.
Desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal, junto ao Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e o Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.
O meu trabalho visa o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis, através da compreensão e melhoria do bem-estar dos animais no contexto das várias implicações éticas, ambientais, sociais e econômicas das práticas e dos sistemas de criação e produção animal.
Denise Pereira Leme
Possui graduação em Medicina Veterinária (1993), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu. Atualmente é professora de Reprodução Animal do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando principalmente nos seguintes temas: equinos, garanhões, testículo, citologia aspirativa por agulha fina (caaf) de testículos, espermatogênese, bem-estar animal e implicações na reprodução de equinos.
Adenor Wendling
Extensionista da Epagri desde 1989, nos municípios de Tunápolis e Santa Helana. Gruaduado em Bacharel em Agronegócios pela UNOESC de São Miguel do Oeste em 2005. Prefeito em Tunápolis de 2005 a 2009. Participou efetivamente, enquanto extensionista da Epagri, da motivação e fundação de duas cooperativas de agricultores familiares: Coopasa e Coomilp, além da implantação de vários projetos de PRV. Cursou Mestrado em Agroecossistemas em 2012, com dissertação sobre PRV.
Atualmente cursa o Doutorado em Agroecossistemas, sob orientação do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e está licenciado da Epagri.
Gabriela Bica
Nasci em Porto Alegre mas já morei em tantas casas que me considero "do Sul". Minha formação profissional ilustra um pouco isso: em 2002 me formei em Zootecnia em Santa Maria/RS (UFSM), em 2005 terminei o Mestrado em Agroecossistemas na UFSC, em Florianópolis/SC. E em 2006 assumi o cargo de professora da UFPR Litoral, em Matinhos/PR. Desde a graduação me envolvi com o comportamento e o bem-estar dos animais de criação, sendo que minha paixão são os bovinos!
Atualmente estou de licença da UFPR para capacitação e em breve termino o Doutorado em Agroecossistemas (UFSC), em que estou estudando o comportamento social de bovinos à pasto, tendo como orientador o Prof Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e como co-orientadora a Profa. Maria José Hötzel.
José Alfredo Bran Agudelo
Possuo graduação em medicina veterinária pela Universidad de Antioquia, Colômbia, e mestrado no Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas da UFSC. Tenho experiência profissional na área de medicina veterinária (medicina reprodutiva e clínica de grandes animais), bem como em procesos educativos (extensão rural, educação formal) relacionados com a medicina de populações e a relação entre meio ambiente e saúde animal. Estou interessado no estudo do comportamento, saúde de populações e bem-estar animal.
Atualmente sou estudante de doutorado no PPGA. Realizo investigação que visa avaliar a prevalencia e os fatores de risco para claudicação em bovinos leiteiros.
Clarissa Silva Cardoso
Sou Agronôma formada na UFSC, tenho interesse em agroecologia. Trabalho no LETA desde 2008 participando em trabalhos na área de bem-estar de suínos e de bovinos de leite. No mestrado em Agroecossistemas defendi uma dissertação tratando das crenças e atitudes de agricultores sobre dor na descorna de bezerros leiteiros.
Atualmente sou doutoranda no curso de Pós-Graduação em Agroecossistemas (UFSC) e estudo as visões de diferentes interessados na cadeia produtiva do leite.
PÓS-GRADUANDOS
COORDENADORES
Maria Cristina Yunes
Sou Bióloga formada na UFSC. Me interesso pelo comportamento dos animais. Cheguei ao LETA em 1997 para meu realizar meu estágio de conclusão de curso com amamentação de bufalinos, e depois fiz o mestrado em Agroecossistemas, trabalhando com comportamento social de bovinos, orientada pelo Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.
Em 2013 iniciei o Doutorado em Agroecossistemas, com ênfase em Bem-estar Animal, orientada pela Prof. Maria José Hötzel.
Vilmar Fruscalso
Natural de Erechim, RS, sou funcionário da EMATER/RS, onde atuo como Assistente Técnico Regional em Sistemas de Produção Animal. Sou formado em Engenharia Química e em Engenharia Agronômica, com Mestrado em Zootecnia pela UFRGS.
Ingressei no Doutorado em Agroecossistemas da UFSC, na Área de Bem-Estar Animal, em março de 2014. Trabalho sob orientação da Dra. Maria José Hötzel, investigando a morbidade, a mortalidade e o bem-estar das bezerras leiteiras.
Fabiellen Pereira
Ingressou no Laboratório de Etologia Aplicada em 2012, quando estava na graduação em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista do projeto "Rede interinstitucional da cadeia produtiva do leite agroecológico" contemplado pelo edital 22/2010 do Cnpq. Participou de projetos de pesquisa relacionados à etologia animal, sistema de Pastoreio Racional Voisin e qualidade de pastagem. Como projeto de conclusão de curso de graduação desenvolveu uma pesquisa na Universidade Dalhousie no Canadá sobre Avaliação do ciclo de vida (Life Cycle Assessment) na emissão de gases de efeito estufa em sistemas leiteiros à pasto e em confinamento. Em 2017 ingressou no mestrado em Agroecossistemas na UFSC, sob orientação do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.
Cibele Longo
Sou Agrônoma formada na Universidade de São Paulo (1991), com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) com foco em avaliação de alimentos para ruminantes e estudos em microbiologia e metabolismo ruminal para mitigação de metano entérico. Estou no LETA e no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC desde 2011, como bolsista de pós-doutorado PNPD da CAPES.
Desenvolvo projetos de avaliação de produção de leite e manejo da pastagem através de análise exploratória e multivariada. Também leciono na graduação em Zootecnia da UFSC, nas áreas de microbiologia e criação de pequenos ruminantes.
Gabriela Almeida Marquette
Sou Agrônoma formada na UFSC (2015) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, na área de etologia, criação e bem-estar animal. Ingressei no LETA em 2013 e, desde então, trabalho com temas relacionados à produção agroecológica de leite. Atualmente desenvolvo pesquisas relacionadas à identificação de barreiras e oportunidades para prevenção e tratamento da claudicação, com a participação de produtores de leite familiares do Oeste de Santa Catarina.
Ana Laura Carrilli
Engenheira Agrônoma formanda na UNESP/Botucatu, especialista em Produção de Leite Agroecológico, tenho interesse em agroecologia. Ingressei no LETA em 2016 para atuar dentro de Núcleo de Pastoreio Racional Voisin e atualmente desenvolvo trabalho de dissertação no programa de Pós Graduação em Agroecossistemas com manejo agroecológico de pastagens, campo nativo e qualidade do solo.
Karolini Tenffen de Sousa
Ingressei no LETA primeiro semestre de 2011 no curso de Zootecnia na Universidade Federal de Santa Catarina e no LETA em fevereiro de 2014. Tenho interesse na área de bem-estar animal, principalmente na criação de bezerros e atualmente participo do projeto "Diagnóstico das práticas de manejo animal em propriedades de produção leiteira no sudeste de Santa Catarina.
Atualmente estou cursando um ano do curso na Argentina, no Programa Escala Estudantil.
João Henrique Cardoso Costa
Obtive minha graduação em Agronomia e mestrado em Agroecossistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil), tive a oportunidade de fazer parte do Núcleo de Pastoreio Racional Voisin (PRV) e do Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal (LETA) entre os anos de 2004 e 2012, tendo a oportunidade de fazer parte de diversos de pesquisa, ensino e extensão com os professores LC Pinheiro Machado Fº e Maria José Hötzel.
No LETA tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos que envolveram o comportamento de gado de corte e leite, animais silvestres e produção de forragens o que aumentou o meu interesse na pesquisa de novas práticas que visam melhorar a rentabilidade da produção de ruminantes e a qualidade da vida dos animais zootécnicos.
Luis Andrés Gonzalez
Possuo graduação em Medicina Veterinária - Universidad de Buenos Aires, Argentina, com orientação em Saúde Pública e Medicina Preventiva. Tenho interesse em avaliação de bem-estar animal, etologia de especies domésticas e ciências ambientais.
Entrei Programa de Mestrado em Agroecossistemas e no LETA em 2015, visando trabalhar na área de etologia e bem-estar animal sob a orientação da Profa. Maria José Hötzel.
Ana Beatriz Almeida Torres
Graduada em Agronomia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR entrou para o Laboratório de Etologia aplicada (LETA) como voluntária, posteriormente bolsista, no ano de 2015, participando em projetos com bovinos. Em 2016 ingressou no Mestrado em Agroecossistemas-UFSC, orientada pela professora Denise Pereira Leme, desenvolvendo um projeto sobre temperamento de eqüinos.