LETA

Criado em 1987, o laboratório é coordenado pelos seguintes professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

Núcleo de Pastoreio Racional Voisin

Coordenado pelo prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho

Núcleo de bem estar animal 

Coordenado pela profª. Maria José Hötzel

Núcleo de pesquisas em Equinos

Coordenado pela profª. Denise Leme

O laboratório agrega estudantes do programa de pós-graduação em Agroecossistemas e de graduação principalmente dos cursos de zootecnia, agronomia e biologia da UFSC. 

Histórico 

    O Laboratório de Etologia Aplicada e Bem Estar Animal (LETA), localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é pioneiro no Brasil, tendo sido instituído em 1987, pelo professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho. Desde seus primeiros trabalhos, desenvolvidos ainda nos anos de 1980, já se buscava estudos do comportamento de bovinos em pastagens naturais e de sistemas de produção de base ecológica com ênfase no bem-estar animal. As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo LETA estão focadas no comportamento e bem-estar animal e nos sistemas de produção promotores do bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental, econômica e social, voltados à criação animal de base agroecológica. Atualmente, o laboratório desenvolve projetos nas áreas de comportamento e bem-estar animal; manejo agroecológico de pastagens, criação animal agroecológica e formas terapêuticas não convencionais. No decorrer de seus 30 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, voltados à realidade da agricultura brasileira, o laboratório gerou inúmeras publicações em periódicos científicos de repercussão nacional e internacional. As linhas de pesquisa às quais o LETA se dedica se tornaram linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas da UFSC  

 

Objetivos

 

- Colaborar na formação acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação;

-  Realizar pesquisas relacionadas à produção animal agroecológica e ao bem-estar animal;

- Estabelecer parcerias nacionais e internacionais para desenvolvimento de pesquisa e favorecer a mobilidade acadêmica;

- Fomentar redes de construção de conhecimento, participando de projetos de extensão universitária e a difusão de tecnologias.

 Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-estar Animal, Centro de Ciências Agrárias

Depto de Zootecnia e Des. Rural, Rod. Admar Gonzaga, 1346, Itacorubi

                        Florianópolis, SC, Brasil - CEP: 88034-001​                           

E-mail: leta@contato.ufsc.br                                              Telefone: +55 (48) 3721-4820

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now