LETA realiza mesa-redonda sobre bem-estar animal no VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)
O LETA participou do VIII CBA realizado em Porto Alegre entre 25 e 28 de novembro de 2013, que reuniu 3.500 participantes. O CBA é o principal evento acadêmico em Agroecologia do Brasil. Um espaço para a consolidação do conhecimento científico, bem como para a construção paradigmática de um novo modelo de desenvolvimento rural.
Para falar sobre bem-estar animal o CBA convidou o co-coordenador do LETA, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e as Dras. Luciana Honorato e Marcia Guelber, ambas com passagem pelo LETA quando de seus mestrados em Agroecossistemas. Na mesa-redonda os três palestrantes abordaram histórico, conceitos e preocupações da ciência que estuda bem-estar animal. Também exemplificaram como diferentes sistemas de produção podem ser avaliados do ponto de vista do bem-estar animal para que possam ser redesenhados focando aspectos do bem-estar.
Além disso, o LETA, representado pela mestranda Clarissa Cardoso, fez uma apresentação oral de um trabalho de pesquisa sobre manejo e bem-estar de bezerros leiteiros em Santa Catarina. Este trabalho apontou que as práticas de manejo de bezerros nas regiões referenciadas não são apropriadas do ponto de vista do bem-estar animal e da produtividade. Este trabalho foi publicado nos Cadernos de Agroecologia (v.8, n.2, 2013) e faz parte de um projeto que visou fazer um levantamento sobre as práticas da produção leiteira nas regiões oeste e sul de Santa Catarina com enfoque no bem-estar animal, coordenado pela co-coordenadora do LETA, Maria José Hötzel.
Mais notícias sobre o VIII CBA em:
CartaMaior:
Fepagro: