top of page

 I Encontro sobre PRV em Madrid

 

Relato do integrante do LETA, Rolnei Ruã Darós, participante desse encontro realizado na Facultad de Veterinaria Universidad Complutense de Madrid no dia 3 de junho de 2014

 

 

O que era para ser uma conversa com alguns produtores e técnicos ligados à produção de leite e carne a base de pasto tornou-se um evento muito proveitoso com participação de 60 produtores e técnicos. O nível de interesse e conhecimento sobre PRV foi muito alto. Após as duas curtas exposições – bases cientificas do PRV e um relato de experiência do produtor Alfonso Criado Catalina - ficamos mais de 3 horas debatendo sobre o tema, esclarecendo detalhes e compartilhando as experiências que tive em várias regiões do Brasil e outros países como Argentina e Canadá.

 

O que mais me chamou atenção foi que apesar da grande capacidade de produzir pasto de qualidade os produtores relutam em aceitar a possibilidade de fazer a terminação de bovinos a pasto – algo que no Brasil sempre fizemos. Ficou claro que a Espanha possui um potencial imenso para implantação do sistema PRV, mesmo com a baixa pluviosidade na maior parte das regiões, o PRV se consolida como um sistema que estende a estação de pastoreio e/ou produção de forragem. Apesar de recentes, as experiências com PRV na Espanha mostram resultados surpreendentes como mostrou o produtor Alfonso que produzia leite e derivados de forma orgânica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Granja Crica na região de Vallaviloid - Espanha. Destaca-se na foto o efeito xadrez e o que foi o plantio direto de centeio sobre o pasto em uma das parcelas, uma forma interessante de integração lavoura - PRV.

 

Na sua granja era possível produzir forragem para 50 animais em 40 ha, uma taxa de lotação muito alta levando em consideração os 400mm de chuva anual, concentrados em duas estações (primavera e outono), mais o inverno rigoroso sem qualquer uso de fertilizantes de síntese química. Existem ainda algumas experiências utilizando os princípios de Andre Voisin com outras espécies como ovinos e aves. Outro ponto importante é a demanda por produtos de maior valor biológico na Europa que fomenta a comercialização de produtos orgânicos. Desta forma o PRV se reafirma como a melhor ferramenta para produção de alimento limpo e saudável.

 

Autor: Eng. Agronomo, M.Sc, Rolnei Ruã Darós

 

O vídeo do encontro está na rede, e pode ser acessado aqui.

 

bottom of page