top of page

Motivação de novilhas leiteiras para acessar sombra natural durante o verão

Objetivo: Medir a motivação de novilhas para acessar sombra natural durante o verão.

 

Local: Fazenda Experimental da Ressacada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

 

Equipe: Professoras orientadoras Maria José Hötzel (UFSC-LETA) e Marina Von Keyserlingk (UBC-Animal Welfare Program), Clarissa Silva Cardoso, Karolini Tenffen de Souza, Ana Flávia Pavei e Kátia Medved.

 

O experimento está sendo conduzido durante o verão de 2016. Essa pesquisa é parte da tese da doutoranda em Agroecossistemas Clarissa Silva Cardoso e o trabalho de conclusão de curso da graduanda em Zootecnia Karolini Tenffen de Souza. Para medir a força motivacional das novilhas usou-se a técnica do condicionamento operante para ensiná-las a cumprir uma tarefa e receber uma recompensa. A tarefa em questão é passar um portão fechado, e a recompensa comida (silagem com melaço e milho moído). Após o treinamento das novilhas para executar essa tarefa elas tinham que então "pagar" para receber a recompensa, que era empurrar o mesmo portão com pesos crescentes (de 5 em 5kg, de zero a 30kg). As novilhas foram testadas para acessar dois recursos: comida e sombra. O quanto cada novilha empurra para acessar o recurso é traduzido como a sua motivação. Assim, a motivação para acessar sombra será comparada com a motivação das novilhas para acessar comida.

 

Os procedimentos experimentais estão tramitando na CEUA-UFSC (Comitê de Ética no Uso de Animais).

 

Agradecimentos: Ao prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho pela ajuda financeira do experimento. Ao médico veterinário da Fazenda, Thiago Pinheiro Machado e Dennis Craesmeyer, bolsista do LETA na Fazenda, pela ajuda na construção e manutenção dos portões. Ao Gabriel Santini pelas ajudas extras na condução das novilhas.

bottom of page